Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Supercontinente Amásia deverá formar-se junto ao Pólo Norte


A Terra terá um novo super continente dentro de 50 a 200 milhões de anos. Amásia resultará da junção da América e da Ásia junto ao oceano Árctico, estimam geólogos da Universidade de Yale num artigo publicado nesta quinta-feira na revista Nature.

Os actuais continentes do planeta serão empurrados para uma massa de terra única, em redor do Pólo Norte, escrevem os investigadores, que propõem um modelo dos movimentos lentos dos continentes nas próximas dezenas de milhar de anos.
“Primeiro deverão fundir-se as Américas e depois irão migrar para Norte, colidindo com a Europa e a Ásia, mais ou menos onde hoje existe o Pólo Norte”, disse Ross N. Mitchell, geólogo da Universidade de Yale e principal autor do estudo, na revista Nature.




Reflexão: Publicamos esta notícia no nosso blogue pois achamos interessante as pesquisas dos geólogos da Universidade de Yale em que especulam que dentro de cerca de 50 a 200 milhões de anos se forme um novo Super Continente, tal como a "longínqua" Pangea. Tal facto não passa apenas de uma especulação.

2 comentários: