Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

terça-feira, 13 de março de 2012

"O Mundo sem petróleo" National Geographic

O petróleo faz o mundo moderno girar, sendo usado nos nossos meios de transporte e no fabrico de uma infinidade de produtos que precisamos no século XXI. No entanto, o que aconteceria se um mundo que depende tanto do petróleo, subitamente ficasse sem ele? Este episódio de Aftermath  leva-nos até um planeta que nunca veremos: a Terra sem petróleo. O quanto teríamos que mudar para viver sem o produto de que tanto dependemos?

 


Reflexão: O petróleo é uma das substâncias mais necessárias à vida na Terra, e apenas temos a percepção da sua enorme importância quando visualizamos um documentário deste tipo. O petróleo é um recurso natural abundante, porém a sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para o fabrico dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Neste documentário assistimos às repentinas mudanças que iriam suceder se este recurso natural acabasse, deste modo reconhecemos a importância que o petróleo tem no nosso Mundo.

5 comentários:

  1. Um filme ótimo para termos uma pequena noção da quantidade e quão estamos dependentes do petróleo para coisas que nem sequer imaginamos, muito interessante!

    ResponderEliminar
  2. Ainda somos muito dependentes do petróleo, um simples acontecimento com o este mudaria totalmente o rumo da nossa história.

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que o petróleo é essencial ao ser humano, mas não o devia ser, devido às suas consequências.

    Continuação de bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. este documentário fez com que entendesse-mos que estamos muito dependentes do petroleo e este pode ter os dias contados.
    Bom trabalho

    ResponderEliminar