Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IGESPAR dá luz verde a estudos sísmicos em Alcobaça

Apesar de dar luz verde aos estudos sísmicos em Alcobaça, o Instituto de Gestão do Património exige a presença de um técnico e o registo diário das vibrações.
 Já estão reunidas em Alcobaça todas as condições para que possam começar na próxima semana os trabalhos geológicos com vista à prospecção de petróleo.
A autarquia local dispõe já do parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para a realização dos testes sísmicos a 500 metros do Mosteiro de Alcobaça.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, revelou à TSF o teor do parecer do IGESPAR.
«É um parecer favorável pondo só a condição de haver o registo electrónico das análises, para registar se há alguma vibração sísmica. Portanto, os trabalhos podem avançar», referiu.
Os trabalhos têm como objectivo perceber se há ou não petróleo ou gás natural na região e se a sua exploração é economicamente viável. Uma ideia que entusiasma o autarca.



Reflexão: Estes tipos de estudos são do interesse de todos.Petróleo e gás natural são fontes de energia das centrais termoeléctricas, são combustíveis fosseis e recursos não renováveis. É bastante importante estarmos informados sobre se há ou não petróleo e gás natural na região em que vivemos e se a sua exploração é economicamente viável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário