Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Nasceu a nova Carta Geológica de Portugal

A nova Carta Geológica de Portugal, apresentada este domingo, identifica as zonas de risco e detecta as falhas que podem fazer a Terra tremer.

A Carta Geológica de Portugal com que os investigadores podiam contar tinha 42 anos e acaba de ser ultrapassada pelas novas tecnologias.
A nova Carta Geológica descreve todas as rochas de Norte a Sul do país e apresenta também a «geologia das ilhas».
Uma das funções desta carta é descobrir as zonas de risco e detectar as falhas que podem fazer a Terra tremer, acrescentou.
A nova Carta Geológica, à escala de um para um milhão, vem ajudar também na descoberta de recursos naturais, como a extracção de água, e no Ordenamento do Território.
«A Carta Geológica retrata o conhecimento que temos em todas estas áreas», acrescentou Tomás de Oliveira, o investigador do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) que elaborou a nova carta.

 Reflexão: As cartas geológicas são importantes na medida em que apresentam informações geológicas sobre o que está por baixo da superfície terrestre.
Cartas geológicas são úteis para a exploração de recursos energéticos, minerais e exploração de águas subterrâneas; a selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia; estudos de caracterização e preservação do ambiente; estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais, como, por exemplo, actividade sísmica e vulcânica e estudos científicos.

1 comentário:

  1. É muito imporatante saber a carta geologica de Portugal pois uma das funções da carta é descobrir as zonas de risco e detectar as falhas que podem fazer a Terra tremer, assim ficando a conhecer os vários riscos no país.

    AS'Geo *

    ResponderEliminar