Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cordilheira do Himalaia 'cresce' 4 milímetros por ano

O fenómeno escapa ao olho humano, mas data de milhões de anos. A placa indiana desliza com lentidão sob a placa eurasiática, e essa pressão levanta pouco a pouco as montanhas mais altas da terra.
"O subcontinente indiano está situado sobre a placa tectónica indo-asiática, que empurra a europeia a cada ano em direção ao norte", disse à Agência Efe o geólogo Sudhir Rajouria, do Departamento de Minas e Geologia do Governo do Nepal.
Há centenas de milhões de anos, o subcontinente indiano estava situado, segundo os geólogos, onde hoje está a ilha africana de Madagascar, e desde este local iniciou a sua viagem para o nordeste pelo movimento da litosfera terrestre. "Há 50 ou 55 milhões de anos, o subcontinente bateu na placa eurasiática, na qual está o Tibete", explicou Rajouria.
O impacto entre as duas gigantescas massas terrestres deve ter sido intenso, afinal criou a cordilheira mais alta da terra: o Himalaia, uma fileira de 2.200 quilómetros de montanhas, onde estão o Everest e grande parte dos picos mais procurados pelos alpinistas.



1 comentário:

  1. É fascinante como a maior cordilheira do mundo que já tem 2200km de ano para ano cresce cada vez mais , apesar de o valor ser insignificante podemos ficar com uma ideia da idade dessa cordilheira , pois com 4mm por ano tem que ter muitos milhares de anos para atingir este tamanho. Foi muito bem explorado!

    ResponderEliminar