Geologia ( Geo = Terra + Logos = Estudo ) é a ciência que estuda a Terra.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

IGESPAR dá luz verde a estudos sísmicos em Alcobaça

Apesar de dar luz verde aos estudos sísmicos em Alcobaça, o Instituto de Gestão do Património exige a presença de um técnico e o registo diário das vibrações.
 Já estão reunidas em Alcobaça todas as condições para que possam começar na próxima semana os trabalhos geológicos com vista à prospecção de petróleo.
A autarquia local dispõe já do parecer do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para a realização dos testes sísmicos a 500 metros do Mosteiro de Alcobaça.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, revelou à TSF o teor do parecer do IGESPAR.
«É um parecer favorável pondo só a condição de haver o registo electrónico das análises, para registar se há alguma vibração sísmica. Portanto, os trabalhos podem avançar», referiu.
Os trabalhos têm como objectivo perceber se há ou não petróleo ou gás natural na região e se a sua exploração é economicamente viável. Uma ideia que entusiasma o autarca.



Reflexão: Estes tipos de estudos são do interesse de todos.Petróleo e gás natural são fontes de energia das centrais termoeléctricas, são combustíveis fosseis e recursos não renováveis. É bastante importante estarmos informados sobre se há ou não petróleo e gás natural na região em que vivemos e se a sua exploração é economicamente viável. 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Glaciares estão a desaparecer




Sol destruiu cometa que ia aniquilar a Terra

O cometa que originou inúmeros rumores sobre o fim apocalíptico da Terra destruiu-se, informou a NASA. Desde que foi descoberto, o Elenin começou a ser apontado como a causa futura do fim do mundo. Várias teorias afirmavam que o corpo celeste ia tapar o Sol ou cair na Terra. A NASA já tinha tentado acalmar as populações ao emitir um comunicado a dizer que o cometa já tinha atingido a proximidade máxima do planeta e que estava muito longe. Agora, a Agência Especial Norte-Americana acabou com os rumores ao anunciar que o Elenin tinha sido completamente destruído com a aproximação do Sol. O cometa partiu-se em pequenos pedaços que não devem cruzar-se com a Terra nos próximos 12 mil anos.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cartas Topográficas: O que são?

Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando as suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, carta topográfica é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.
Cartas topográficas não são mapas, embora tenham com esses muitas semelhanças. Ao contrário dos mapas, que representam certas porções bem definidas do espaço terrestre, como cidades, estados, mares, países, cujos limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta topográfica são matemáticos, geralmente meridianos e paralelos.
É elaborada a partir de aerofotogrametria. Acidentes naturais e artificiais onde elementos planimetricos(obra) e altimetricos(relevo) são geometricamente bem representados.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_topogr%C3%A1fica

Carta Topográfica



Reflexão: Na aula de geologia foi-nos proposto realizar uma carta topográfica da região de Fareja. Foi um trabalho prático bastante interessante e que estimulou a aprendizagem.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Trabalho sobre Cretácico

Abalo no Haiti poderá ser aviso de novos tremores de terra

O sismo que destruiu grande parte da capital do Haiti, há dois anos, poderá ser a manifestação de um novo ciclo de actividade sísmica com futuros tremores de terra devastadores, concluiu uma investigação publicada na quinta-feira nos EUA.Sismólogos apoiaram-se em numerosos relatos de destruições provocadas por diferentes tremores de terra para avaliar a sua intensidade, a sua situação geográfica e amplitude e, assim, elaborar um modelo.
Um abalo de magnitude 6,6 ocorreu em 1701 no Haiti, muito próximo do epicentro do violento sismo de 12 de Janeiro de 2010, de magnitude 7,0, que matou mais de 200 mil pessoas. De acordo com os cientistas, as descrições dos abalos e da sua intensidade são semelhantes.
Os especialistas aconselham, por isso, o Haiti e a República Dominicana a prepararem-se para sismos de uma intensidade semelhante aos que se verificaram.

Reflexão:
Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas. Após um sismo podem ocorrer réplicas, como no Haiti.